A Arte Brasileira Representada Através de Sua História

Publicado em 11/06/2010

No final dos anos 40, o Brasil já podia se considerar um país relativamente industrializado. São Paulo e Rio de Janeiro, grandes metrópoles, sentiam o impacto das transformações mundiais. Portanto, não poderiam funcionar nesse mundo, a fórmula do samba nacionalista e as marchinhas carnavalesca dos anos 30. Não por acaso, nesse período floresceu o samba-canção depressivo (também conhecido como samba de fossa). Melodias intimistas, letras que falavam de frustrações amorosas, decepções, tudo muito de acordo com o clima psicossocial da época. São exemplos clássicos dessa tendências músicas como “Meu mundo caiu (Maysa), “Molambo” (Roberto Luna), e várias composições da dupla Evaldo Correia e Jair Amorim interpretadas pelo “rei” do samba-canção Nelson Gonçalves: “Dama do asfalto”, “Ciclone”, e a imbatível “Boemia”, verdadeiro de plantão. Nessa época, a música brasileira conheceu uma renovação semelhante à de artes plásticas e da literatura.

Um dos compositores mais reconhecidos do Brasil, além de Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, é Heitor Vilas-Lobos, que, para sua criação buscou inspiração no folclore brasileiro. Realizou, ainda bastante jovem, uma viagem ao Norte a ao Nordeste do país, onde pesquisou cantigas folclóricas para utilizá-las em peças musicais: choros,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.