A Evolução demográfica da poupulação brasileira

Publicado em 27/04/2015

O primeiro levantamento de cunho nacional sobre anticoncepção constou da PNAD-86 e revelou que entre mulheres de 15 a 54 anos unidas o uso de algum método para evitar uma concepção era da ordem de 70%, proporção elevada mesmo em comparação com os países mais desenvolvidos. A alta prevalência dos chamados métodos modernos de alta eficácia (62,8%) foi responsável pelo acelerado declínio da fecundidade (Berquó, 1987a). Um levantamento realizado dez anos mais tarde veio mostrar um aumento de uso (76,7%), fechando-se ainda mais o leque contraceptivo em torno da esterilização feminina e da pílula anticoncepcional. Muitos estudos trataram de buscar diferenciais de fecundidade e de uso de contraceptivos segundo variáveis sociais, econômicas, culturais e raciais. Determinantes da regulação da fecundidade, dada a ausência de uma política nacional de controle da6 natalidade, preocuparam também vários estudiosos (Merrick e Berquó, 1983; Carvalho, Paiva e Sawyer, 1981). Vale destacar o trabalho de Faria (1989), que, estudando as políticas governamentais de benefícios previdenciários, de saúde, de crédito ao consumidor e de telecomunicações no período 1960-85, mostrou que, embora não tivessem sido formuladas no sentido da demanda por regulação da fecundidade, acabaram por ter efeitos sobre esta demanda e consequentemente sobre a redução da fecundidade.

Envelhecimento da população

Caracterizado como um país de população jovem, o Brasil apresentou até 1970 uma estrutura etária praticamente constante de menores de 15 anos, de adultos (15 a 64), e de idosos, com 65 anos ou mais. A partir de então, e fruto da queda da fecundidade iniciada em meados dos anos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.