O Timor Leste

Publicado em 22/04/2003

A tensão aumentava, com a aceleração dos contatos entre elementos da UDT e as autoridades indonésias. A elite local parecia, assim, preferir a abdicação da independência à possibilidade de um governo com integrantes da FRETILIN. Aproximava-se o estalar da convulsão interna. Os reforços militares metropolitanos enviados por Lisboa - 70 pára-quedistas, dois helicópteros, uma corveta - pareciam muito mais adequados a uma tarefa de evacuação do que a de manutenção da ordem frente à deterioração política na colônia ou de dissuasão da ameaça de invasão indonésia.

Algumas fontes argumentam que, por estar passando por conturbações políticas graves em 1975, Portugal não estaria em condições de restabelecer a ordem e levar o processo de descolonização a termo em Timor, assim como enfrentar a pressão anexionista indonésia. De fato, é verdade que Portugal encontrava-se envolvido em perturbações políticas internas na época, assim como sofria pressões externas de seus parceiros da OTAN (receosos com os rumos da revolução portuguesa). Porém, estas justificativas perdem sua força, tendo em vista que o envio de poucas centenas de efetivos para o Oriente não afetaria o poderio do aumentado exército português na metrópole (retornado das guerras na África), não desequilibrando, portanto, a composição de forças dos grupos revolucionários e destes com os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.