O Timor Leste

Publicado em 22/04/2003

Localizada na Insulíndia, Timor era a mais esquecida colônia do império português. Os portugueses lá chegaram no início do século XVI, na esteira de suas conquistas no Oriente. Nos séculos seguintes, Portugal foi perdendo as suas possessões na Ásia para um concorrente mais poderoso: a Holanda. Em 1651, os batavos invadiram a parte ocidental da ilha. Em 1859 e 1914, foram estabelecidos os acordos que dividiram as partes oeste (holandesa) e leste (portuguesa). Timor, Macau e os enclaves na Índia  passaram a ser as remanescentes possessões de Portugal na Ásia.

Acompanhando a expansão imperialista do final do século passado, Portugal procurou consolidar o seu domínio na sua parte da ilha, dentro do processo de "colonização reflexa". Foram introduzidos as culturas de café, cana-sacarina e algodão no lugar das devastadas florestas de sândalo. A repressão sobre a resistência das populações locais recrudesceu, vencendo-as no início deste século.

O tétum era a língua mais falada entre os timorenses. O português, oficial, era basicamente de uso das elites. Assim, a grande diversidade cultural existente no Timor Leste (é possível identificar vários grupos etno-linguísticos no território) perdurou como consequência da ocupação portuguesa, não se reconhecendo identidades com a Indonésia. Ou seja, a presença da cultura portuguesa, mesmo que limitada, contribuiu ainda mais para a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.