Imigração

Publicado em 13/06/2007

IMIGRAÇÃO


O Brasil foi um dos países receptores dos milhões de europeus e asiáticos que vieram para as Américas em busca de oportunidade de trabalho e ascensão social.

O período 1887 - 1914 concentrou o maior índice de imigração, devido a forte demanda de força de trabalho para a lavoura de café. A Primeira Guerra Mundial reduziu este fluxo de migrantes, com o fim do conflito (1918), a imigração voltou a ganhar destaque até a década de 1930.

As regiões Centro-Sul e leste foram as que receberam imigrantes maciçamente. O Estado de São Paulo foi o principal receptor destes imigrantes, preferência que se explica pelas facilidades concedidas pelo Estado (passagens, alojamentos) e pelas oportunidades de trabalho abertas por uma economia em expansão.

De acordo com Fausto (1977, pág. 276).

O caso mais expressivo é o dos japoneses, os quais vieram sobretudo para o Estado de São Paulo. Em 1920, 87,3% dos japoneses moravam nesse Estado (...). Apesar da dificuldade em fixar os japoneses nas fazendas, a administração paulista até 1925, concedeu em vários anos subsídios para a imigração japonesa.


A imigração no Brasil começou no início do século XX, com um acordo entre os dois países, o Japão vivia desde o final do século XIX uma crise demográfica enquanto que o Brasil necessitava de mão-de-obra para a lavoura do café. Ao lado do governo japonês, o alto crescimento demográfico da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.