Focos de Tensão

Publicado em 06/03/2004

Onda de violência - Numa clara provocação aos palestinos, o novo líder do Likud, Ariel Sharon, faz um "passeio" pela Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha, em 28 de setembro. Sua visita ao terceiro local mais sagrado do islamismo - onde, segundo a tradição, o profeta Maomé subiu aos céus -, sob a alegação de tratar-se de "território israelense", desencadeia os mais graves distúrbios desde a Intifada. Até meados de outubro, mais de 100 pessoas morrem em choques com o Exército israelense, a grande maioria palestinos. Dois soldados israelenses são linchados ao entrar por engano em Ramallah. Israel reage bombardeando delegacias e um quartel-general de Arafat. Os EUA tentam sem sucesso mediar negociações para interromper a violência. Em 22 de outubro Israel anuncia uma pausa unilateral no processo de paz.

Governo enfraquecido - A ampla coalizão liderada por Barak revela-se frágil. Em junho de 2000, o Shas ameaça deixar o governo e obtém novos fundos para sua rede de escolas. Em protesto, os ministros do esquerdista Meretz deixam o gabinete. Mas o Shas, o Partido Nacional Religioso e o Israel B'Aliyah (formado por imigrantes da ex-URSS) abandonam a coalizão governista em julho, denunciando as "excessivas" concessões de Barak aos árabes. O presidente Ezer Weizmann renuncia no mesmo mês, ao ser acusado de receber "presentes" de empresários, no valor de 300 mil dólares. O Parlamento elege Moshé Katsav, do Likud, para a Presidência. Ele derrota o veterano trabalhista Shimon Peres, em mais um revés para Ehud Barak. O partido Guesher, abandona o governo em agosto. Em outubro de 2000, quando explode a nova onda de violência, Barak governa em minoria no Parlamento.

Marcos do conflito…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.