El Nino

Publicado em 22/03/2006

 O estado sofreu com pesadas chuvas que duraram mais de dois meses. Foram atingidos 75 mil dos 95 mil km² do território catarinense, 135 cidades e desabrigadas 300.000 pessoas. Ficaram isolados pela água o Vale do Itajaí (com seu enorme parque industrial), o Planalto Norte (centro da indústria moveleira), o Planalto Central (agropecuária), o Vale do Rio do Peixe (agroindústria e agricultura) e todo o Oeste (grande produtor rural). Das 10.700 empresas do Estado, 6.894 foram atingidas pelo transbordamento dos rios e 64% foram integralmente paralisadas. No campo, pouca coisa restou de pé. Santa Catarina foi obrigada a importar cerca de 500 mil toneladas de milho. O feijão da chamada "safrinha" teve sua produção rebaixada de 90 mil para 23 mil toneladas de produto de qualidade inferior. A soja teve uma quebra de 50% na safra. Os pequenos agricultores foram os mais prejudicados porque, das culturas que já haviam sido colhidas, 70% eram mecanizadas. Das restantes, consorciadas e solteiras, só haviam sido colhidos 10%.

Se algumas cidades catarinenses foram inundadas, como por exemplo, Rio do Sul, Videira e Porto União, em nenhuma delas o prejuízo foi semelhante ao ocorrido em Blumenau, a segunda maior cidade do Estado. Todas as 23 agências bancárias da cidade ficaram inoperantes e indústrias como a Teka, por exemplo, que emprega 2.000 funcionários, ficaram com suas atividades prejudicadas por cerca de 4 meses.

Os efeitos sobre a população do Estado foram enormes. Um total de 15.000 pessoas foram desalojadas de suas habitações; sendo que, desse total, 5.725 pessoas ficaram ao inteiro desabrigo , necessitando apoio do Estado. Foram atingidas 5.000 casas, das quais, 515 danificadas e 38, destruídas. Ficaram feridas 152 pessoas e foram registrados 3 óbitos. Os prejuízos totais da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.