Cultura, Ecologia e Biopirataria na Amazônia

Publicado em 26/02/2006

5. Esqueceu, também ao falar nos rios de água negra e de água barrenta que não é só isto. É que Benchimol tem uma visão amazônica da Amazônia ocidental e eu sou da Amazônia oriental. Nós temos no Pará os rios verdes como o rio capim, nós temos os rios azuis, como o Tapajós e negros como o Acará. Então, se o problema é de enumeração, vamos fazer a coisa como ela deve ser feita.

6. Preocupado com a exploração vegetal, extrativa, esqueceu também de dar ênfase à exploração mineral. Quando Orellana passou por aqui e encontrou a tribo dos Omaguas o que o entusiasmou foram os brincos de ouro, os enfeites de ouro dos índios. O ouro está presente na história da Amazônia, o Eldorado. Quando Jules Nicolas Crevaux desceu pelas Guianas era o ouro também que o atraía. Em geral o ouro está presente em todas as fases da História da Amazônia e Benchimol não deu ênfase ao aspecto mineral. O seu trabalho é todo vegetal e pecuário, os minerais são referidos aqui de maneira marginal e só no fim é que consegue dar um pouco de ênfase quando fala em Serra Pelada no presente. E o ouro está na raiz histórica da Amazônia do passado.

7. Também esqueceu, quando faz referência à produção extrativa da borracha, (fase muito importante na qual os israelitas desempenharam um papel importantíssimo), à exploração da balata. A balata não é igual à borracha, a seringa, é outra…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.