Conflitos no Continente Africano

Publicado em 22/04/2003

A Colonização Africana

A partir do século XV, com a expansão marítimo-comercial, os europeus começaram a estabelecer entrepostos mercantis ou feitorias ao longo dos litorais Atlântico e Índico do continente africano. Além dessas relações comerciais, navegantes e negociantes europeus utilizavam a África como ponto de apoio ou como escala para atingir a Ásia. Esse abuso do continente negro gerou sérias conseqüências:

1ª) Desorganização e regressão das atividades produtivas, cujos efeitos são sentidos até os dias atuais: O sistema produtivo africano, anteriormente voltado para atender às necessidades da população, foi reorganizado em função dos interesses metropolitanos. Isso arrasou a atividade artesanal e o setor agrícola.

2ª) Diminuição da população africana motivada pela escravização de sua gente: A África tornou-se, durante mais de três séculos, o grande celeiro de mão-de-obra escrava para a acumulação capitalista européia e para os proprietários rurais e de minas na América.

3ª) Consolidação de uma classe dirigente africana com estreita aliança com os comerciantes europeus: A liderança política passou a ser exercida pelos grupos que mantinham contatos com os comerciantes europeus, e não por aqueles que tivessem representatividade junto ao povo. Tais grupos forneciam aos comerciantes os negros escravos e, em troca, recebiam tecidos e outras mercadorias européias.

4ª) Divisão Internacional do Trabalho ou da produção: A…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.