Absolutismo e Ideário Burguês

Publicado em 22/04/2003

Absolutismo e Ideário burguês


O absolutismo é uma forma de exercício de poder político na qual o governante atua conforme seu arbítrio, sem se ater às leis ou a vontade popular.

Todas as funções do Estado, a legislativa, a executiva e a judicante são concentradas em um só governante ou, mais raramente, num colegiado. São exemplos de regimes absolutistas as monarquias orientais da antigüidade, as tiranias gregasdo do século VI antes de Cristo e as monarquias européias dos séculos XVI e XVII, que podem bem ser sintetizadas na expressão famosa de Frederico, o Grande, da Prússia: "Tudo para o povo, nada pelo povo!".

O absolutismo foi então um sistema político no qual se conferiu todo o poder a apenas um indivíduo ou a um grupo. Atualmente o termo é genericamente associado ao governo de um ditador. Esse é o título da antiga Roma dado a um magistrado escolhido pelo Senado e ratificado pela comissão da Cúria, em situações de emergência. O ditador governava durante seis meses e atuava como magistrado superior do Estado, com um poder limitado sobre a vida e a morte.

O Absolutismo é considerado o pólo oposto ao governo constitucional de sistemas democráticos. Ele tem suas origens na baixa Idade Média, é a total centralização do poder. O mais famoso dos absolutismos foi o francês, que teve o monarca de maior destaque, Luís XIV, o rei Sol, que disse: "O Estado sou eu". Na França existiu o absolutismo de direito e o de fato. De direito pois tinha legitimidade da sua existência, e de fato pois exercia o poder de fato.

Por sua vez na Inglaterra, só existiu o absolutismo de fato,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.