Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Geografia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Água

Trabalho enviado por: Carlos Alberto Suzam Baptista

Data: 22/04/2003

A Água

Introdução

A água é a substância mais comum e mais importante na Terra. Não pode existir vida sem água pois, na verdade, todo ser vivo consiste principalmente deste elemento.

Através da história, a água tem sido para o homem escrava e senhora. Grandes civilizações foram criadas onde havia fartura de água. Muitas decaíram quando o suprimento dessa deixou de ser abundante. Houve homens que se mataram uns aos outros por um poço de água lamacenta, enquanto outros morreram afogados por enchentes.

Hoje em dia, mais do que nunca, a água é essencial ao homem. Usamos a água em nossas casas, nas fábricas, em plantações, entre outros. Porém, a cada dia, o homem polui mais e mais os ambientes aquáticos tão necessários a vida. Ou seja, enquanto a população mundial aumenta, o suprimento de água potável diminui.


Propriedades químicas

A água doce é o mais importante recurso da humanidade. A vida, tal qual a conhecemos, depende essencialmente da água. Foi no meio aquático, que revestia o planeta, que surgiram as primeiras formas de vida.

Embora se diga que a água é um recurso renovável, o que observamos atualmente é que o suprimento de água potável no planeta está se esgotando.

Impactos são as alterações que ocorrem no ecossistema, na sua estrutura e função, por ação humana, que possa ser medida qualitativa e quantitativamente, através das seguintes análises físico químicas:

PH - Potencial hidrogeniônico:

É uma relação numérica que exprime o equilíbrio entre os íons de hidrogênio e hidroxila no meio, ou seja, permite avaliar o grau de acidez ou de alcalinidade do meio. Os peixes e a maioria dos organismos aquáticos são adaptados geralmente às condições de neutralidade, com pequenas variações para o ácido ou alcalino.

Quando a acidez ou alcalinidade de um rio for muito acentuada, a causa provável é a poluição industrial.

Oxigênio Dissolvido:

Medida importante no controle de poluição das águas. É preciso conhecer-se a concentração de OD para verificar e manter as condições aeróbicas num rio que recebe poluentes.

Os microorganismos aeróbicos consomem oxigênio para decompor a matéria orgânica. Dessa forma, o meio torna-se pobre em oxigênio, causando a morte dos organismos que ali vivem (peixes, algas, etc.).

Temperatura:

A temperatura influencia na concentração de oxigênio dissolvido na água, nos processos de produtividade primária e de decomposição de matéria orgânica. Com o aumento da temperatura ocorre a redução da quantidade de oxigênio dissolvido na água.

Condutividade:

A condutividade elétrica, num manancial de água, é um indicador da presença de íons e consequentemente, da adição de substâncias poluentes. Ela pode variar também com a temperatura.


AGUA NO MUNDO

Pelo que se sabe, só o planeta Terra tem água em abundância. Estamos falando da água que abrange aproximadamente, 70% da superfície terrestre. A maior parte, 97%,...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town