UMA LEITURA CRÍTICA SEGUNDO A VIOLÊNCIA EM HOBBES

Publicado em 09/08/2010

Nietzsche entendia que todas as relações contratuais e legais que vieram a fazer parte da sociedade civil se haviam originado da violência posta em vigor mediante a ameaça de punição. “O Estado tem à sua disposição especialistas autorizados a usar a violência física para impedir que todos os cidadãos usem a violência” (SÉRGIO, 1994, p. 195).
Por outro lado, segundo Hobbes, se o Estado deve lutar contra a violência, é óbvio que não dá para fazer isso sem o uso da mesma. É a violência usada para combater a violência, mesmo que o Estado não consiga eliminar de vez a violência ilegal das sociedades. O monopólio legal da violência não elimina como uma mágica toda a violência ilegal e o que acontece como mais banalizado ou com mais evidência. Aceita seria a violência que os códigos tipificam como Crime: caso não identificada nos códigos do Estado, não é Crime.
O monopólio legal, diante da ilegalidade da violência física que persiste, não extingue o terror do Estado. “A cisão entre a lei e a violência é falsa, pois a legalidade do Estado não esvazia o terror. A legalidade corresponde à ilegalidade como sombra irrenunciável” (SÉRGIO, 1994, p. 197).
Todavia, o Estado nunca é fiel à sua lei e sempre acha um “jeitinho” para escapar ou age contra ela. Todo Estado é…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.