UMA LEITURA CRÍTICA SEGUNDO A VIOLÊNCIA EM HOBBES

Publicado em 09/08/2010

Contudo, por mais que esse homem seja bom, Rousseau sugere um tipo de associação para que haja uma organização sem que esse homem venha a perder seus costumes e a sua dignidade como ser humano. Ou seja, ele sugere uma sociedade livre de toda repressão. Por isso, esse homem tem que ser bem trabalhado para que haja o equilíbrio no Estado de sociedade. Pois na visão de Rousseau os homens não são absolutamente inimigos; sendo a causa da inimizade, as armas. Ou seja, a relação entre as coisas é que gera a guerra e, além do mais ele não concorda que os homens guerreiam entre si, mas o Estado contra outro Estado. É dessa forma que Rousseau indica uma associação na qual cada um unindo-se a todos obedece, porém, apenas a si mesmo e permanece livre como antes de estabelecer tal contrato. Além do mais, ele também mostra quais as possibilidades desse homem se livrar da injustiça e desigualdade sociais.
As possibilidades de desigualdade e injustiça entre os cidadãos são evitadas mediante a “total alienação de cada associado, com todos os seus direitos, em benefício para a comunidade” (ROUSSEAU, 1983 p. 7).
Rousseau sugere uma igualdade, uma “poliarquia”, na qual a vontade de todos é sempre dirigida para o bem comum. Enquanto Hobbes afirma um domínio total por um só governo. O indivíduo é, assim, levado a outra espécie de bondade, aquela virtude que o Estado propõe para o homem, que não é um ser isolado, mas parte de um grande Todo. Essa mudança do estado de natureza para o Estado Civil, Hobbes diz que o homem não perde seus direitos, apenas passa a viver de modo coletivo na sociedade civil; ou seja, o indivíduo realiza a sua liberdade no agir do Estado, pois ao entregar o seu…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.