UMA LEITURA CRÍTICA SEGUNDO A VIOLÊNCIA EM HOBBES

Publicado em 09/08/2010

Uma vez feito o pacto, segundo Hobbes, nenhum súdito pode libertar-se da escravidão sob qualquer pretexto de infração e tampouco pode reivindicar ou lutar contra as formas injustas do soberano, pois se a maioria, por voto de consentimento, escolheu um rei que os representes aqui na Terra, os que tiverem discordado devem passar a aceitar o fato juntamente com os outros, ou seja, reconhecerem e acolher os atos que o soberano venha a praticar em seu favor, caso contrário serão destruídos pelos restantes. Já o soberano não se sente obrigado a obedecer à ordem de seus súditos, contudo, faz com que as suas leis sejam obedecidas, nem que para isso tenha que usar a força física, porque ele já representa todos os gostos dos súditos, sendo a vontade do soberano a mesma deles. Por fim, o homem no Estado civil não tem o direito de opinar nada nem pegar em armas para se defender, pois para isso tem o seu protetor que julgará qualquer dano feito a um de seus súditos “evitando” à volta do estado de guerra.
Para Hobbes, ainda que se venha a formular uma lei para o homem, este não vai obedecer e é por isso que ele diz que o “pacto sem a espada não passa de palavras”, daí a famosa frase: “O homem para obedecer às leis tem que ser castigado”. É a falta de responsabilidade que o torna incapaz de cumprir seus deveres de cidadãos para com o Estado.

Visto como o fim dessa instituição é a paz e a defesa de todos, e quem tem direito a um fim tem direitos aos meios, constituem direito de qualquer homem ou assembléia que detenha a soberania o de ser juiz de tanto dos meios para paz e a defesa quanto de tudo o que possa perturbar ou dificultar estas últimas e o de fazer tudo o que considere necessário ser feito, tanto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.