UMA LEITURA CRÍTICA SEGUNDO A VIOLÊNCIA EM HOBBES

Publicado em 09/08/2010

Não é simplesmente a necessidade que distingue o homem dos outros animais, mas também o desejo e a negatividade, porque, de todos os animais, “o homem é o único que emprega a sua linguagem para dizer não” (PERINE 1987, P 127) ; para exprimir o seu desejo, isto é, aquilo que ele (não) é e (não) quer, vale dizer: o seu interesse. E o seu interesse, no final das contas, consiste em satisfazer a necessidade e o desejo, numa palavra, libertar-se do descontentamento. «Se o homem não devesse se purificar, se a sua vontade fosse sempre pura, ele não teria necessidade de lei nem saberia da existência de uma lei para a sua vontade » ( PERINE, 1987, p. 94).
Marcelo fala de uma definição de Hegel a respeito do homem e diz: “O homem é um animal como muitos outros, mas não é somente como os outros porque, além das necessidades, ele tem também desejos, quer dizer, necessidades que ele mesmo formou, que não são da sua natureza, mas que ele se deu” (PERINE, 1987, p. 126).
E é a negatividade que o impulsiona a agir sobre o que ele encontra a seu redor para satisfazer as suas necessidades, e o impulsiona a agir sobre a sua ação, isto é, sobre o seu modo de agir sobre a natureza, para satisfazer os desejos, isto é, as necessidades que ele mesmo criou.
O que se pode entender é que, se o homem tem a possibilidade de conhecer, agir pela razão e não o faz, conclui-se que fazer o bem ou o mal parte dele, mas como ele age pelos sentimentos (desejos) não significa que todos os seus desejos são maus, tendo porém uma causa de ser. Pensando dessa forma, volta à…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.