Thomas Hobbes: A Defesa do Absolutismo

Publicado em 22/04/2003

Assim, segundo Hobbes, a paixão depende da sensação subjetiva do homem, e dependendo da forma pela qual são consideradas ou relacionadas, recebem diferentes nomes, o autor dá vários exemplos, eis um deles: "O amor por uma só pessoa, junto ao desejo de ser amado com exclusividade, chama-se a paixão do amor. O mesmo, junto com o receio de que o amor não seja recíproco, chama-se ciúme." É certo que nas paixões existem dois pólos: o amor e o ódio, que podem ser identificados com o bem e o mal, e o bem é o prazer e o mal é o sofrimento. O homem, para Hobbes, busca a felicidade que não é o eterno prazer, pois se cairia em um hedonismo, mas sim a "obtenção daquelas coisas que de tempos em tempos os homens desejam, quer dizer, o prosperar constante [em outras palavras, a sua conservação]" o autor se refere a felicidade nesta vida, pois no que se refere a vida futura, no pós morte, afirma que é incompreensível.

"Os homens são por natureza iguais em faculdades mentais e corporais. Isto não quer dizer que tenha todos igual grau de força física ou rapidez mental, mas sim, de uma maneira geral, as deficiências de um indivíduo em um aspecto podem compensar-se com outras qualidades em outro. (...) Esta igualdade natural produz nos homens uma esperança igual de conseguir seus fins. (...) Cada pessoa busca e persegue sua própria conservação e (...) também a felicidade." "Portanto, se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.