Thomas Hobbes: A Defesa do Absolutismo

Publicado em 22/04/2003

Desta maneira pode-se dizer que Hobbes uniu em sua filosofia tanto a racionalidade quanto a empiricidade.

Concebia que a ciência e a filosofia eram uma só, pois a "ciência, isto é, conhecimento das conseqüências (...) é também chamada filosofia" e desta forma possuíam um mesmo objeto, os corpos particulares. No que diz respeito ao conhecimento destes, aplica a noção de causa e efeito, e também as regras e leis da geometria.

"o conhecimento, adquirido pelo raciocínio, (...) vai do modo como uma coisa se gera às propriedades, (...) que tem por fim produzir, nos limites em que a matéria e a força o permitam, efeitos que sejam requeridos pela vida humana."

Assim pode-se deduzir que para Hobbes a filosofia possui um telos prático, este não deve ser entendido como em Aristóteles voltado somente para a ética e a política, mas prático no sentido em que é voltada para o mundo, este empírico.

No capítulo nono do Leviatã, Hobbes, divide as respectivas áreas do conhecimento, a primeira divisão é a entre as ciências naturais e civis.

  • Ciências naturais: são aquelas que abrangem todo o conhecimento dos corpos e de seus movimentos. Destas, duas podem ser consideradas prévias, ou seja, necessárias para o perfeito agir das demais ciências naturais, abrangem a filosofia primeira e a lógica. As outras são responsáveis diretas pelo estudo dos corpos. São a física, a astronomia, as matemáticas,... e aqui também é incluída a ética.
  • Ciências civis: são as leis que se devem obedecer na ação política, em outras palavras é a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.