Pós – Modernidade

Publicado em 22/04/2003

Assim como uma floresta verde não pode ser consumida pelas labaredas do fogo sem que antes se torne seca, o protestantismo não poderia ter triunfado se não houvesse a convergência de alguns fatores desagregadores do mundo medieval.

Como veremos mais adiante, diversas foram as causas da fissura que surgiu no edifício de perfeições da civilização medieval. Entre essas causas, devemos citar a existência de um certo número de clérigos que aderiu - se não inteiramente, pelo menos em grande medida - ao Renascimento.

Ludwig Pastor narra, de modo eloqüente, a triste situação do clero, na época em foco:

"Quanto mais intimamente a Igreja se tinha entrelaçado com toda a vida pública social, tanto mais se viu ameaçada em seus membros e representantes pelos perigos do mundo, e infeccionada por sua corrupção.
O egoísmo, a soberba, a cobiça, que encontravam sua expressão na inaudita acumulação de cargos eclesiásticos e na simonia; o fausto e as excessivas comodidades, a mais requintada e grosseira sensualidade tinham alcançado grande extensão no estado eclesiástico.(...)
A desmoralização de boa parte do Clero era tão grande que, em várias ocasiões, se ergueram vozes pedindo o casamento de sacerdotes. (...)
Indizivelmente tristes eram as circunstâncias em não poucos mosteiros. Em muitos lugares se violavam os três votos essenciais da vida religiosa: castidade, pobreza e obediência." ‘O sal da terra’ se havia esvanecido em muitos lugares, e onde se perde a pureza de costumes, na maior parte dos casos não se conserva incorrupta a Fé" .

Contudo, bem verdade que muito diferente foi a chamada "Reforma", empreendida por Lutero, da "Contra-Reforma" do Concílio…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.