Pós – Modernidade

Publicado em 22/04/2003

Para o Pós-moderno, a única verdade seria a ausência de verdade, o único bem a ausência de bem, e assim por diante. Poder-se-ia dizer que, enquanto houvesse um bem ou uma verdade que fosse outra da exposta acima, o homem teria que sujeitar-se a esse bem ou a essa verdade e, portanto, não teria o grau de "liberdade" e de "igualdade" desejado. E como conseqüência, alguém se diferenciaria e passaria a ser o responsável por dizer qual é a verdade, coagindo os demais a reprimirem seus instintos em função dela, voltando a ditadura do "superego" sobre o "id" (que não deixa de ser uma reprodução da "luta de classes" aplicada, por Freud, à leitura psicológica do homem).

Não sendo mais transcendente a verdade, ela deixa de ser exterior ao homem, e passa a ser imanente. Cada um tem a capacidade de decidir sobre como viver, o que fazer, e assim por diante. Do mesmo modo como a concepção de Deus se transformou com o advento do Renascimento, a concepção de verdade também mudou. Quando chega a Pós-modernidade, com o seu lado gnóstico, a verdade passa a ser interna a cada homem, não mais exterior e transcendente, pois cada homem possui a verdade dentro de si (panteísmo) e faz parte de um todo (Holos) que se percebe necessariamente no imanente.



Capítulo 2
A Mentalidade Imediatista

Sendo tudo relativo e ilusório, sem ideologia e ideais verdadeiros, onde o que se deve fazer é libertar os instintos reprimidos e deixar-se levar pela sensibilidade, a Pós-modernidade forma uma mentalidade imediatista no homem. Aproveita-se ao máximo o presente e não se preocupa com o que vem depois, que pode ser a morte.
O fato do homem Pós-moderno buscar aproveitar a vida (sobretudo o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.