Os Sofistas

Publicado em 21/03/2006

Relativamente à questão do pagamento podemos dizer que, ao contrário dos professores de música, de leitura e de gramática que eram extremamente mal pagos e muito mal qualificados, os sofistas aperfeiçoavam as suas técnicas e, conscientes da sua importância e do que ensinavam, cobravam bastante dinheiro.

É óbvio que os preços variavam de sofista para sofista. Consta que Protágoras pedia a considerável quantia de 10 000 dracmas. No século seguinte os preços tendem a baixar (Isócrates não pediu mais que 1000 dracmas!). Uma questão interessante e bastante polémica diz respeito, precisamente, à verba total que os sofistas conseguiam angariar. Parece que Górgias e Pródico conseguiram juntar bastante dinheiro, tal como Hípias e Protágoras. 

No entanto,garante que:

"Apesar de tudo, não parece que estes que são conhecidos como sendo sofistas tenham acumulado muito dinheiro, uma vez que alguns viviam na pobreza e outros em circunstâncias moderadas. O homem que conseguiu juntar mais dinheiro foi Górgias. Passou a maior parte do tempo com os ricos que lhe dão dinheiro, mas não casou nem teve filhos... ainda assim, quando morreu, deixou 20 000 dracmas." (cit. In Kerferd, 1981: pág.26).

, pelo contrário, realçou a riqueza auferida pelos sofistas dizendo, por exemplo, que terá ganho mais dinheiro que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.