O Problema Mente-Corpo no Pensamento Ocidental Moderno

Publicado em 11/11/2016

Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Psicologia e Educação

08/12/05

O Problema Mente-Corpo no Pensamento Ocidental Moderno

O problema mente-corpo é uma das questões mais antigas e fundamentais em filosofia e psicologia. Muitos pensadores consideram este o mais importante dos problemas filosóficos, enquanto outros, considerando a mente um domínio do conhecimento que resiste inflexivelmente a uma abordagem científica, sugerem esquecê-lo por ser um problema impossível ou mal-formulado. Grosso modo, o problema mente-corpo consiste em estabelecer o local ocupado pela mente na natureza. Para tal, existe uma classificação geral de teorias que divide a relação mente-corpo em duas categorias mais amplas: o monismo e o dualismo.

Um dualismo é uma teoria ou um sistema filosófico qualquer que postule dois gêneros ou duas substâncias distintas a uma coisa ou a um domínio. Na metafísica, por exemplo, um sistema dualista é aquele que concebe o todo como composto por duas realidades distintas. Em filosofia da mente, uma teoria dualista é aquela segundo a qual mente e corpo são substancialmente diferentes. Em oposição a esse tipo de pensamento, uma teoria ou sistema monista é aquele que estabelece uma única natureza para todo tipo de coisa. Uma teoria monista da mente, portanto, postula que mente e corpo são manifestações de uma mesma natureza.

As propostas dualistas do problema mente-corpo diferem, basicamente, quanto à natureza da mente, estando geralmente atreladas a posicionamentos teológicos. São pertinentes, nesse âmbito, as diversas concepções de mente enquanto alma, razão, espírito et coetera, de acordo com as diferentes definições atribuídas a estes ao longo da história.

Por outro lado, doutrinas monistas diferem entre si de forma mais radical. O fisicalismo, por…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.