O PENSAMENTO DE FRIEDRICH SCHELLING

Publicado em 14/09/2018

O PENSAMENTO DE FRIEDRICH SCHELLING

 

Resumo: O objetivo deste trabalho visa trazer o que o filósofo, idealista alemão, Friedrich Schelling argumenta sobre a filosofia da natureza, filosofia transcendental e filosofia da identidade através de seus escritos filosóficos e de comentadores do autor. Diante do estudo sobre Schelling, pode-se entender um poucodo período chamado idealismo alemão, que inicia com Immanuel Kant e se encerra com a morte de Georg Hegel. Portanto, de uma forma geral, será evidenciado o raciocínio de Friedrich Schelling.

 

Palavras-chave: Schelling. Natureza. Identidade. Idealismo alemão.

 

Introdução

 

O presente artigo que tem como título O pensamento de Friedrich Schelling, tem por objetivo apresentar as concepções que o autor estudado possui sobre a sua filosofia da natureza (que ele formula a partir da filosofia do ‘Eu’ do filósofo Fichte), filosofia transcendental e a filosofia da identidade. Expondo ainda, a sua visão de ‘absoluto’, que já vinha sendo apresentada por outros filósofos anteriores a ele com seus respectivos conceitos. O vigente pensador é um dos filósofos do idealismo alemão, que precede Fichte e antecede Hegel. Pode-se dizer que é uma sequência de pensadores que seguem uma determinada linha.

A elaboração deste trabalho exerce como função avaliativa na disciplina de História da Filosofia Moderna II.

 

1 Vida e obra

 

Friedrich Wilhelm Joseph Schelling nasceu em Leonberg, pequena cidade da Alemanha, no mês de janeiro do ano de 1775. Vem de uma família muito religiosa, cujo pai era pastor protestante. Por influência de seu pai, aos 16 anos entrou para o seminário teológico protestante onde concluiu o curso em 1792. Logo estudou ciências naturais e matemática em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.