O Existencialismo Ateu de Jean Paul Sartre

Publicado em 06/04/2005

Quando fala em "noções", Sartre, além de referir à angústia, o que faz de forma expressa, inclui, também, o desespero, noção que acabara de usar para responder uma pergunta feita anteriormente por seu interlocutor, como se pode ver a seguir:

"Nunca me senti desesperado, nunca encarei, de perto ou de longe, o desespero como uma qualidade que podia me pertencer. Em conseqüência, era de fato Kierkegaard quem me influenciava muito nesse sentido" (L&PM, 1981, pág. 19)

Ainda no mesmo livro, é perguntado a Sartre se ele realmente não gosta de Kierkegaard, o que ele responde de forma positiva, com estas palavras:

"Sim, mas mesmo assim sofri sua influência. Eram palavras que me pareciam conter uma realidade para os outros. Queria, portanto, levá-las em conta em minha filosofia. Era a moda..."

"...Foi um momento. Vejo isso em muitos filósofos" (L&PM, 1981, p.19).

Percebe-se, então, que a grande dimensão dada à angustia em obras como "O ser e o nada" e "O existencialismo é um humanismo" é reduzida pelo autor posteriormente, o qual afirmou não ter ele próprio experimentado tal sentimento. Aparentemente, enfim, a angústia, embora mencionada até com certa insistência, não se configura como um tema realmente importante na obra sartriana, visto que o próprio autor a admitiu como uma espécie de modismo, de modo que é desnecessário, desta forma, ir além na…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.