O Existencialismo Ateu de Jean Paul Sartre

Publicado em 06/04/2005

Como seria possível, pois, julgar moralmente se não há valores humanos indiscutivelmente verdadeiros? Na verdade, não é dado discutir se um homem agiu ou não de forma moral em uma determinada situação, pois não há um ser superior que tenha posto valores anteriormente ao homem. O homem, então, age livremente, "criando" sua moral. Nas palavras do nosso autor "nenhuma moral geral pode indicar-vos o que há a fazer; não há sinais no mundo" (SARTRE, 1978, p.11).

Em "O existencialismo é um humanismo", o autor afirma que, na moral, tal como na arte, verificam-se criação e invenção, ao passo que diz ser impossível escolher a priori sobre o que fazer. Assim como um artista não deve ser questionado do porquê de ter criado sua obra de um jeito e não de outro, ao homem não cabe censura moral por ter se comportado de determinada forma, pois esse seu comportamento criou sua moral, de modo que não tem pertinência pensar em como seria o resultado caso ele escolhesse outro caminho.

Sartre refere-se, no entanto, a um juízo de verdade, através do qual se pode verificar se o homem agiu de má-fé. O homem não pode ser tomado como imoral por ter agido de determinada forma; todavia, há uma ressalva: aquele que se reveste de má-fé. O homem, então, está passível de críticas à medida que baseia sua escolha em mentiras ou desculpas deterministas. O homem de boa-fé não nega sua liberdade, mas a busca a todo instante, ou seja,

"Quando declaro que a liberdade, através de cada circunstância concreta, não pode ter outro fim senão querer-se a si própria, se alguma vez o homem reconheceu que estabelece…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.