O CONCEITO DE FENÔMENO KANTIANO E IDEIAS ABSTRATAS

Publicado em 03/08/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS
CAMPUS ASSIS

O CONCEITO DE FENÔMENO KANTIANO E IDEIAS ABSTRATAS

Assis
2015

O trabalho a seguir trata-se do resultado do estudo de conceitos filosíficos de Immanuel Kant. O filósofo alemão do século XVIII, contrapondo o empirista David Hume, que usava a experiência para definir a razão, num giro copernicano, vai colocar a razão para guiar a esperiência, testando-a ao limite, colocando-a no banco dos réus. No livro Crítica da razão pura (Vozes, 2012), principal obra de Kant, ele separa a história da filosofia em duas: antes e depois da Crítica. Em uma época em que a filosofia era dividida em racionalismo e empirismo, o autor nos mostra que o conhecimento é empírico e racional, começando assim um novo debate filosófico.

A proposta desta dissertação não é fazer uma análise ampla de toda a Crítica da razão pura, mas sim o confronto de três ideias abstratas com o conceito de fenômeno utilizado por Kant.

Antes da discussão sobre as ideias abstratas, é preciso entender mais claramente o conceito de fenômeno. De acordo com o Dicionário Básico de Filosofia (Zahar, 2001) é:

“Na filosofia de Kant, o termo "fenômeno" adquire um sentido particular, por oposição a "númeno". O "númeno" designa a coisa em si, tal como existe fora dos quadros do sujeito. Quanto ao "fenômeno", designa o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.