O Caminho, Segundo Rousseau, da Perda da Liberdade e em Consequência do Direito de Ter Direitos

Publicado em 04/07/2006

O CAMINHO, SEGUNDO ROUSSEAU, DA PERDA DA LIBERDADE E EM CONSEQUÊNCIA DO DIREITO DE TER DIREITOS


Na obra "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" Rousseau nos mostra o caminho percorrido pelo homem até chegar ao nível de não ter mais liberdade nem direitos.

Para Rousseau, o homem em estado de natureza é o homem totalmente livre. Neste estado ele não necessita da ajuda de ninguém, só encontra com o outro para ter relações sexuais visando apenas a procriação, sem nenhum vinculo afetivo. Com isto vemos que não há nada que pare os desejos do homem, ninguém lhe impõe ordens. Ele tem direito a tudo que a natureza permita.

O homem no estado de natureza tem somente um tipo de desigualdade, que não gera a perda dos direitos, a desigualdade física. E esta fica apenas no campo da diferença de altura, tamanho, cor, força, etc.

O primeiro passo, de acordo com Rousseau, para a criação da sociedade e com esta, varias desigualdades e em conseqüência a perda dos direitos, foi a natureza que deu. O homem, ao contrario dos animais tem a capacidade de escolha, não fica preso a um instinto, com isto ele e capas de criar coisas para facilitar sua vida e evoluir. Esta capacidade é uma coisa natural ao homem, ou seja, foi a natureza quem deu.

Outro passo importante para a criação da sociedade, foi a criação das línguas. Com a importância deste fato, Rousseau começa a analisar as origens, as necessidades e as dificuldades para a criação das línguas.

Ele afirma que o primeiro a tentar se comunicar deve ter sido o filho, para tentar informar a mãe do que necessitava.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.