Experiencia e Hábito como Determinante da Noçao de Causualidade

Publicado em 22/04/2003

David Hume : Experiência e o habito como determinante da noção de casualidade


"Essa conexão, pois, que sentimos na mente , nessa transição costumeira da imaginação passando de um objeto para seu acompanhante usual, é o sentimento ou impressão que nos leva a formar a idéia de poder ou conexão necessária. Nada mais há de descobrir"

HUME

David Hume foi um filosofo escocês nascido em 1711, em Edimburgo Escócia. Hume viveu algum tempo na França, onde conheceu vários iluministas, foi até por algum tempo amigo de Rousseu, após esse período morou na Inglaterra onde participou ativamente de discussões intelectuais.

A importância de filosofia de Hume estava em sua preocupação com a avaliação critica do conhecimento, que se pretende como um conhecimento objetivo de mundo. Preocupou-se com os processos que levam os homens a fazer afirmações sobre o mundo e a faze-las de forma com enorme confiança em suas afirmações, em si como produtor de conhecimento e no mundo como objeto de conhecimento.

A filosofia de Hume tem características que se relacionam com o positivismo , ceticismo e com empirismo.

Positivismo

No positivismo não existe diferença entre essência e aparência, a relação entre o homem e os fenômenos tais como são experimentados, o conhecimento cientifico não aceita julgamento de valor, apenas a analise de fatos, Hume assume que a noção que o conhecimento exterior ao homem não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.