Estudo da formação docente na área do ensino religioso

Publicado em 16/01/2009

A questão da autoridade do professor a partir da idéia de ocupação de um lugar social instituído, lugar este pré-existente e pré-determinado historicamente e, como tal, comportando necessariamente polaridades complementares. O primeiro é o que desencadeia a ação e é por ela responsável, enquanto o segundo é o alvo da ação e dela donatário. Sem uma dessas partes, não há ação institucional propriamente dita.

Em outras palavras, o fenômeno da autoridade só pode ser compreendido como um efeito institucional, sempre singularizado pelas condições concretas de sua consecução. Nessa perspectiva, “o reconhecimento da autoridade do agente não é uma reação automática, nem um dever “natural” da clientela; ele precisa ser forjado na ação cotidiana, e sempre em ato” (AQUINO, 1999, p.137). Portanto, não podemos mais conceber as instituições sociais e as funções de seus atores como algo estável, sólido, compulsório. Elas têm movimento e, ao manifestarem valores, explicitam sua dimensão política.

Conforme Cunha, Contreras (2002), diz com base, que diante da impossibilidade de racionalização total, a escola se transforma, assumindo o papel de agente num espaço da relativa autonomia, onde os professores geram modos de resistência em função de seus interesses individuais e coletivos.

Entendemos que uma das formas de resistência é a mudança de postura do professor em relação aos alunos e à construção do conhecimento. Nos estudos de Cunha (1998) sobre os professores…

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