Concepção de Natureza Humana e Estado de Natureza

Publicado em 22/04/2003

Em base a este esforço de voltar as origens, é que nasce a maior crítica de Rousseau a Hobbes. Rousseau diz que o estado descrito por Hobbes, já muito avançado. Na verdade, Hobbes está descrevendo o homem "civilizado", o homem que tem diante de seus olhos, e que já sofreu profundas alterações do seu jeito de ser e de se relacionar. Por isso, Rousseau entende que são dois os erros básicos de Hobbes: 1º por descrever a sociedade civilizada achando que esta é a situação própria do estado de natureza; 2º por caracterizar a natureza de forma fixa e imutável. Tendo presente estes dois erros básicos, é que Rousseau se lançou na busca para encontrar o verdadeiro semblante do estado de natureza (como era na sua origem) e qual a essência do homem.

2.2 – A moral no estado de natureza

O estado de natureza é um estado pré-moral, tanto em Hobbes como em Rousseau. Neste estado o homem não tem condições de distinguir o certo e o errado, o bem e o mal. Mas, mesmo assim a concepção que cada pensador tem da natureza humana, serve como indicativo do que poderíamos chamar de moral natural.

Diderot, em seu escrito "Hobbismo", já tem classificado nossos dois pensadores. Segundo ele, para Hobbes o homem é mau por natureza e para Rousseau o homem é bom por natureza. Por isso, para Hobbes o estado de natureza é de guerra e para Rousseau é de paz. Para Hobbes, as leis da sociedade tem melhorado o homem, e para Rousseau, ao contrário, as leis o tem degenerado.

É claro que Hobbes e Rousseau não tem afirmado categórica e respectivamente a maldade e a bondade do homem no estado de natureza. Mas, a descrição…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.