Concepção de Natureza Humana e Estado de Natureza

Publicado em 22/04/2003

Tanto Hobbes como Rousseau compreendem o homem como um ser que não é sociável por natureza. Por natureza, o homem vive a condição não política. No entanto, essa associabilidade natural não é igual nos dois pensadores. Para Hobbes, o homem não é sociável naturalmente, porque desconfia de todos os outros homens. Mas essa desconfiança não é suficiente para que os homens não mantenham relações interpessoais. Já para Rousseau, o homem não é sociável porque por natureza ele á auto-suficiente. E por isso, na sua origem, o homem não estabelece relações interpessoais. A auto-suficiência lhe permite viver na solidão.

"Para ambos os autores em questão, o estado de natureza podes ser pensado enquanto um estado não político desprovido de uma concepção de justiça e carente de instituições sólidas que sejam capazes de regular e garantir a vida humana, constituindo-se assim, um estado provisório que, necessariamente deverá ser ultrapassado. Porém existem especificidade e diferença significativas na concepção de cada um desses autores." ( Kinn, 1998 p. 27 ).

Por que os homens saem deste estado de associabilidade? Para Hobbes, o homem desde sempre estabeleceu relações sociais, porque se viu forçado a tal. Os problemas de sobrevivência, devido basicamente a hostilidade natural entre os homens, "forçou" esse mesmo homem a se unir com os outros para garantir a vida. Já em Rousseau, o homem vive a solidão por longo tempo. Esse estado de solidão se mantém enquanto o homem consegue manter o equilíbrio com a natureza. Equilíbrio com a natureza, significa a garantia da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.