Análise Literária de O Príncipe – Maquiavel

Publicado em 02/05/2005

O PRÍNCIPE


1. O PRÍNCIPE


(Resenha da obra)

Maquiavel inicia sua obra primeiro enaltecendo as qualidades do novo governante e a ele se referindo com "Magnífico Lorenzo de Médicis". Nada mais apropriado a quem, explicitamente, talvez, desejasse ardentemente ter de volta seu antigo posto de diplomata e reaver seu prestígio político e social.

Logo após, começa a tratar de um assunto que se estende por grande parte da obra: os principados. Vale ressaltar a definição de Estado segundo Maquiavel:"...todos os governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens...e são ou repúblicas ou principados..."(cap. I). Aprofundando-se mais ainda, Maquiavel tece conceitos a respeito das duas formas de principados, oe hereditários e os mistos. O primeiro, Maquiavel nos diz que: "em primeiro lugar, a dificuldade de se manter Estados herdados cujos súditos são habituados a uma família real é muito menor do que a oferecida pelas monarquias novas...". E nos ensina como lidar com tal situação: "...basta para isso evitar transgredir os costumes tradicionais e saber adaptar-se a circunstâncias imprevistas."

Assim, é interessante ressaltar de sua análise que estes são os menos tangíveis de dominação por parte de um usurpador qualquer e também os de maior capacidade de conservação de poder, devido a força existente no comando de um príncipe de uma linhagem de comando já tradicional

Nos principados mistos (aqueles anexados a um Estado novo), Maquiavel nos mostra que o novo governante pode se defrontar com problemas de controle. E o que ele nos ensina? Que o novo governante deve eliminar a linhagem de nobres que os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.