Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Filosofia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Amizade e os Filósofos

Trabalho enviado por: Kátia Regina Beal Rodrigues

Data: 09/07/2004

A AMIZADE E OS FILÓSOFOS


Para Aristóteles, um amigo "é uma única alma em dois corpos". Para Cícero "a amizade é nada mais do que um entendimento perfeito entre as coisas divinas e humanas, junto com o sentimento de querer bem e amar-se mutuamente, por isso não sei ao certo se, com exceção da sabedoria, foi dada ao homem pelos deuses coisa melhor do que a amizade. Há aqueles que preferem em seu lugar a riqueza, outros, saúde perfeita, outros ainda, o poder e honrarias, muitos também os prazeres. Esta última atitude é própria dos animais, ao passo que as outras opções são passageiras e incertas, pois não dependem tanto do nosso juízo, quanto do capricho da sorte."

O homem é sábio se sabe escolher seus amigos com complacência .

E se é sábio ter amigos, também é possível ser sábio não tendo nenhum amigo, pois ao mesmo tempo que uma pessoa é feliz rodeada de amigos, viajando, realizando festas, divertindo-se, outra pessoa pode ser feliz ao seu modo sem ter nenhum amigo por perto, pode por exemplo, ser um grande estudioso, um grande professor, como o filósofo Kant, que viveu em sua cidade toda a vida e não tinha amigos, para ele, esse era o seu jeito de ser feliz e de viver.

Acredito que os amigos façam parte realmente da vida de cada pessoa, porém a falta deles também é aceitável. O problema, é que na sociedade em que vivemos atualmente, uma pessoa sem amigos não é aceita socialmente, é considerada "anti-social". Por que? Porque para o padrão e as normas da sociedade atual é completamente inaceitável uma pessoa não relacionar-se, não identificar-se com alguém, não trocar segredos, confidências, não ter ninguém para cuidar do seu cachorro quando você viaja. Uma pessoa que age desta forma, é porque tem algum problema, não é sociável. Agora vejamos da seguinte forma: Será que a felicidade pode existir em um amigo? Acredito que pode se as duas pessoas tiverem o mesmo discernimento e o mesmo modo de pensar, pois se houver a menor divergência de pensamento que seja, não é amizade verdadeira, é amizade por interesse, seja para ganhar uma nota em um trabalho escolar, seja para ganhar uma cerveja, uma carona, ou simplesmente para dizer que tem um amigo, para não ficar sozinho, para ter o que dizer ou que mostrar à sociedade, para não ser rejeitado.

Então, muitas vezes, esta amizade é apenas figurativa, imaginária ou de aparência, apenas uma fuga para o desejo de ser só, e de seguir o próprio rumo à sua maneira, seja, trabalhando, estudando ou dividindo as alegrias com a família ou com conhecidos, o que não poderíamos chamar de amizade, pois os laços familiares são muito diferentes do que os laços de amizade.

A...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town