VALOR DA MARCA: UMA REFLEXÃO SOBRE CONCEITOS

Publicado em 19/10/2018

 

Marca


Uma empresa que tenha fins lucrativos pode ser entendida como um conjunto de ativos, organizados de forma a gerar benefício econômico para o seu proprietário.

Os ativos de uma empresa podem ser divididos, de acordo com Blecher & Martins (1996) em três classes distintas: os monetários, os tangíveis e os intangíveis. Dentro uma visão financeira, os ativos monetários são aqueles que formam o capital circulante líquido, ou seja, a diferença entre o ativo passivo circulante e o passivo circulante. Já os tangíveis são geralmente representados pelo ativo imobilizado, compreendendo terrenos, edifícios, máquinas, ferramentas, veículos, entre outros. Os ativos intangíveis normalmente não estão representados no balanço patrimonial da empresa e incluem patentes, listas de clientes, equipe de empregados treinada, marcas, etc.

A marca é, assim , um tipo de ativo intangível de uma empresa, suscetível de avaliação econômico-financeira.

 

O conceito de marca


Na literatura existem dois conceitos de marca: brand e trademark. Para Pinho  (1996), brand refere-se a uma agregação de ativos enquanto trademark é uma proteção legal dessa  agregação. A definição será melhor explicada mais adiante. Por ora, interessa colocar que a palavra marca ,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.