TCC: Democracia Eletrônica – Dimensões da Política Virtual

Publicado em 10/05/2010

O “princípio da publicidade” ou “publicidade” em si teria as funções simultâneas de adicionar caráter público aos temas relativos à administração estatal (no sentido de fortalecer o interesse comum), e de fazer visível (dar publicidade) os temas e decisões, já que os governos absolutistas mantinham o monopólio da decisão política. O “princípio da publicidade” foi defendido pela insurgente burguesia comercial que se opunha aos monarcas e cortes da Europa que promoviam seus interesses privados utilizando-se do Estado.

Estaria formando, nestes termos, o cenário contraditório que culminou com a realização pública do debate, isto é, a formação da esfera pública: a classe que ganha força economicamente (graças ao capitalismo mercantil) não pode ditar os rumos e políticas de que carece por falta de poder, esta classe busca então garantir legitimação social compreendendo um espaço simbólico de argumentação não pertencente à tutela estatal e não afetado pela ingerência da vida privada. É por este motivo que se pode afirmar ser a esfera pública uma instância cujo processo de constituição se deu paralelamente ao surgimento do Estado-Nação (Costa, 2002).

A definição de esfera pública ainda hoje gera polêmicas para os especialistas no assunto. O fato é que a referência a esta categoria mudou ao longo da história, apesar de determinados estudiosos insistirem em…

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