Objetividade e Subjetividade

Publicado em 22/04/2003

Objetivo, Subjetividade e Neutralidade


Visamos, com este trabalho, verificar a influência da subjetividade nos conceitos "universais" e, conseqüentemente, objetivos. Também desejamos descobrir de que forma o historiador busca a neutralidade, imparcialidade na formulação de um conceito ideal ao analisar os fatos sociais. Para tanto, buscamos as teorias de Émile Durkein, que defende o positivismo e a total neutralidade, e de Adam Schäff, teórico marxista que aceita a subjetividade como algo intrínseco ao ser humano. Procuramos, com esta análise, comparar e relacionar a subjetividade dos fatos com a realidade da comunicação social.

Durkein toma por objeto de seus estudos os fatos socias. Para ele, os fatos exercem grande força sobre os indivíduos. Quando um ser humano é inserido um contexto social, ele precisa conformar-se com as regras ou sofrer as sanções que lhe são impostas. Conforme o autor, cada fato social repete-se, pelo menos, com a maioria dos indivíduos, impondo-se a eles independente de sua vontade, manifestando, assim, a natureza do grupo.

Para Durkein, assim como os positivistas, tem como certo que, para que o conhecimento aproximar-se da realidade, é fundamental que exista neutralidade, ou seja, imparcialidade e certa distância em relação aos fatos.

Depois de isolados os fatos sociais, estes devem ser analisados cientificamente, sendo encarado pelo pesquisador como coisa. Este deve manter-se isolado no processo, deixando de lado todo o conhecimento pré…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.