O RÁDIO-UM AGENTE DE INTERAÇÃO SOCIAL

Publicado em 09/08/2010

2.3 O RÁDIO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO
Dos meios de comunicação de massa existentes, o rádio é o mais popular e o que possui o maior alcance entre os demais meios. Desde 1979, através de pesquisa realizada pelo instituto SSCB & Lintas, já se afirmava sua liderança:
Para uma população de 119.600.000 habitantes, possui o Brasil, 24.600.000 lares, dispõe 3.950 cidades. O rádio cobre 95% da população urbana e 70% da rural. Esta última só atingida pela televisão (10%), não dispondo de revistas, jornais e cinemas. Do total de 24.600.000 residências, o rádio chega a 21.100.000 delas (14.800.000 nas cidades e 6.300.000 no campo). Existem 1.264 emissoras sendo 1.050 em AM e 196 em FM. Em números absolutos, há 13.400.000 lares brasileiros com aparelhos de televisão nas zonas urbana e rural. Exclusivamente nas cidades, os números de exemplares/mês são: jornais, 127.000.000 e revistas, 20.500.000 (ERBOLATO, 1980 apud ORTRIWANO, 1985, p. 37).

Os dados apresentados na pesquisa colocam o Brasil em lugar privilegiado, quando se fala em radiodifusão, apesar dos registros serem desatualizados, tanto em números de emissoras como também em aparelhos receptores (ORTRIWANO, 1985).
Sua expansão deve-se a várias vantagens que este meio de comunicação possui em relação a outros, como a televisão, por exemplo. Uma delas é o custo bem abaixo de um aparelho de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.