O movimento estudantil e sua cobertura pela imprensa

Publicado em 09/08/2010

Universidade de São Paulo
Escola de Comunicação e Artes



O movimento estudantil e sua cobertura pela imprensa brasileira: o congresso da UNE em 1968

Introdução


A imprensa brasileira é vítima de um forte processo de polarização e centralização político-ideológica, proveniente da posse dos grandes meios de comunicação por empresários do alto escalão da iniciativa privada. Historicamente, o desenvolvimento da política no Brasil esteve vinculado à classe dominante, e a utilização da máquina pública como instrumento para a defesa de seus interesses é um fator recorrente nesse processo político, sendo a população em si, mais do que em outros países, excluída dele. Nesse contexto, o jornalismo deveria exercer mais do que nunca um papel de defesa dos interesses populares e assim o faria se não estivesse, entretanto, vinculado tão fortemente a esse mesmo capital privado que manda e desmanda nos acordos políticos nacionais. Reflexo desse processo é a hegemonia de grupos midiáticos como a Rede Globo, o Grupo Folha de São Paulo ou a Editora Abril, empresas jornalísticas cujos históricos estiveram sempre ligados ao grande capital que financia partidos políticos e suas campanhas eleitorais e é, dessa forma, beneficiado pelos mesmos. Nesse contexto é que se pode dizer que a imprensa brasileira é vítima: enquanto uma instância maior da democracia e dos direitos que toda sociedade tem a liberdade de expressão e opinião, ela é coagida muitas vezes por um partidarismo velado, contrário à imparcialidade que deveria ser a base da cobertura jornalística, contribuindo negativamente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.