O Desenvolvimento do Design no Brasil e suas Origens

Publicado em 14/09/2006

"No nosso tempo não havia computador, mas tínhamos todo o conhecimento em informática, quer dizer, sabíamos o que era digital e analógico. Como tivemos a sorte de não ter computador como ferramenta, pudemos nos equilibrar muito melhor. Temos uma experiência analógica importante. Por exemplo, não sou capaz de começar um projeto no computador, porque nele você não tem o formato do papel, você não tem a experiência desse espaço; o papel faz parte desse espaço e no computador isso você não tem. Não entendo como as pessoas fazem um projeto no computador. Para ter a noção do projeto é preciso fazer o esboço (impresso no computador) ou colocá-lo num mural, procedendo a uma análise combinatória de todas as possibilidades. Você precisa do contato material com o projeto. Ninguém é mais a favor do computador do que eu como ferramenta de trabalho. É um instrumento maravilhoso. Antigamente, era outra coisa, havia o chumbo, a fotografia, o fotolito, etc. Aos poucos, a gente percebe que o computador também não é perfeito. O computador faz um trabalho bem acabado, e o fazer bem acabado impressiona as pessoas. Existem limitações no computador e você precisa conhecê-las para saber o que ele pode fazer por você. A perfeição depende às vezes de imperfeições. O olhar do brasileiro médio não é educado para apreciar um bom design, porque para isso é necessário toda uma cultura que o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.