Monografia: A presença feminina no rádio da região norte de Santa Catarina

Publicado em 03/11/2009

O decreto e também o artigo 34 da Constituição determinavam que o mesmo trabalho devia ser remunerado com pagamento igual, visando acabar com a discriminação salarial com base no sexo. Em ambos os textos, a discriminação não foi controlada. Isso porque as mulheres executavam trabalhos diferentes dos homens, o que tornava inviável o pagamento igual pelo mesmo trabalho.

Nos anos 50, após a guerra, o Brasil teve crescimento urbano e também na industrialização contribuindo para o aumento de vagas na educação e na profissão para homens e mulheres. No entanto, as diferenças entre os papéis femininos e masculinos continuavam claras. O trabalho da mulher era visto com preconceito e considerado inferior ao trabalho do homem, chefe da casa. A visão da época era que casamento e profissão não combinavam.

Os empregos mais ocupados por mulheres eram no setor de serviços, em escritórios e no comércio. Com o tempo, a escolaridade feminina foi aumentando, colaborando para um aumento no número de enfermeiras, professoras, médicas, assistentes sociais, balconistas, caixas de banco, telefonistas, recepcionistas, secretárias e outros.

O Brasil, influenciado pelas campanhas internacionais, adotou o modelo americano, que exigia a volta das mulheres ao lar e aos valores tradicionais da sociedade, depois delas terem ocupado as vagas de emprego dos homens que foram para guerra.

Nas revistas e jornais da época eram divulgados o modelo de família e as regras da sociedade. As marcas da feminilidade eram a vocação para a maternidade e para a vida doméstica. A masculinidade era caracterizada pela iniciativa, participação no mercado de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.