Monografia: A presença feminina no rádio da região norte de Santa Catarina

Publicado em 03/11/2009

Atualmente cresce a presença das mulheres na vida social, política e econômica. Algumas pesquisas apontam que as mulheres nas universidades já são em número maior que os homens. Na televisão elas estão há tempo nas bancadas, nas novelas têm papel de destaque.

Apesar desse crescimento em outras áreas, no rádio essa participação é menos expressiva. A base do rádio atual são as notícias, análises políticas e econômicas, músicas e esporte e há o predomínio dos homens como locutores e apresentadores dos programas. Pode-se dizer que o rádio ainda é um centro de referência do poder masculino. Isto pode ser confirmado se analisarmos a rádio CBN, uma das mais importantes no Brasil. Dos 14 comentaristas fixos, apenas, duas são mulheres: Lúcia Hippólito e Miriam Leitão.

Segundo a pesquisa “Comunicação e Relações de gênero em práticas radiofônicas”, as mulheres em evidência com cargos de diretoria e também apresentadoras no Brasil não chegam a 10% . Em relação às mulheres profissionais, observou-se na pesquisa que elas não dão importância à discriminação e destacam que estão nessa área e são bem sucedidas não por serem mulheres, mas por demonstrarem competência. O sucesso foi construído passo a passo com dedicação e competência (CORAZZA, p.156, 1999).

Nas pesquisas de Corazza (1999, p 142), destaca-se que há…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.