Monet x Schopenhauer

Publicado em 07/04/2004

Paerga e Paraliponema


Existem pelo menos duas maneiras de abordar a relação entre música e vontade. A mais comum é aquela que interpreta esta primeira obra publicada de Nietzsche à luz da filosofia de Arthur Schopenhauer. A interpretação que desevolveremos aqui não seguirá este caminho, em vez disso avaliaremos alguns pontos de divergência entre Nietzsche e o filósofo pelo qual ele manifestou ter sido influenciado na juventude. A partir das divergências entre Nietzsche e Schopenhauer, nosso objetivo é marcar uma diferença fundamental entre suas estéticas, tendo com ponto central o acesso direto à vontade que a arte musical teria em ambas.

Nietzsche, a arte é apresentada com sendo dotada de uma capacidade especial, a saber, de acessar o que, dentro da filosofia alemã (em Kant e Fichete), ficou conhecido com coisa em si e que, especialmente em Schopenhauer, foi identificado como vontade. A música seria então uma arte privilegiada diante das demais modalidades artísticas; mas também seria privilegiada diante da própria ciência, à medida em que é, tanto o jovem Nietzsche quanto para Schopenhauer, a única via de acesso à verdade do mundo; a única linguagem capaz de comunicar o em si do mundo. Estaria configurada assim o que o próprio Nietzsche chamou de "metafísica do artista".

Todavia como pretendemos demonstrar, enquanto a relação entre música e vontade em Schopenhauer se dá por via direta, em Nietzsche esta relação nunca é direta ou imediata, em vez disso ela é simbólica.

Deste modo, ao aprofundarmos nosso entendimento sobre o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.