MILITÂNCIA JOVEM: O fim da anestesia

Publicado em 09/08/2010

“Vimos então que o índice de opção formal da juventude pela democracia tem se mantido estável na última década e divide meio a meio o espaço de opções com aqueles que não manifestam compromisso explícito com o regime democrático” (KRISCHKE : in ABRAMO e BRANCO, 2005, p. 348).

Participação política, para a juventude, ainda é algo que precisa ser divulgado e explicado. A pesquisa do Instituto Cidadania entrevistou 3.501 jovens e apenas 15% afirmaram participar de algum tipo de associação e, dentre elas, nomearam as de jovens de igreja, de música, dança, teatro e futebol (ABRAMO e BRANCO, 2005, p. 400, gráfico 56). Como resultado mais expressivo, temos os 84% dos jovens que nunca fizeram e nem gostariam de fazer parte de partidos políticos, em oposição aos 12% que não fazem, mas gostariam, e 1% que o faz (Ibidem, p. 401, gráfico 58). A chama da rebeldia que vemos nos jovens dos anos 60 parece realmente ter se apagado.

“A partir dos anos 70, ocorre uma grande modificação no cenário. Os movimentos estudantis retomam a possibilidade de organização e manifestação pública e participam ativamente da luta pelo fim do regime militar instaurado em 1964; mas em seguida, no processo de redemocratização, vão perdendo paulatinamente sua força e capacidade de representação e legitimidade social” (ABRAMO, 2005, p. 23).

Para SINGER, as mudanças no cenário da militância jovem passaram a ocorrer entre 1971 e 1979 quando o comunismo soviético…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.