Marketing Político e as Relações Públicas

Publicado em 22/04/2003

3. Case – As campanhas de Sarney e Collor

Quando se indaga se a comunicação pública tem um papel no processo democrático, é preciso levar em consideração a evolução histórica do conceito e da prática da comunicação pública e sua inserção atual.

Nos anos 90 preocupa-se em conceituar a propaganda democrática, saindo assim dos limites mais comuns do estudo desse gênero de atividade, que normalmente pesquisa a propaganda vinculada ao autoritarismo. Através da análise de vários aspectos de cada um dos termos (propaganda e democracia), conclui-se que, embora a propaganda seja necessária pelo simples fato de ascensão das massas à cena política, são exatamente as características essenciais da propaganda que dificultam alguns ideais e práticas democráticos. A condição de eficácia inerente à propaganda não pode ser adaptada aos fundamentos democráticos de respeito ao homem e ao cidadão. Essa contraposição entre os dois termos, e também as categorizações da propaganda realizadas, (política e sociológica; de agitação e de integração; vertical e horizontal; racional e irracional) estiveram presentes na análise de filmetes.

Em relação à comunicação governamental investigada, torna-se necessário um breve histórico da comunicação governamental pós-84.

O Presidente Sarney, assumindo o poder após vinte anos de regime militar, subordinou as atividades da comunicação social ao gabinete civil da Presidência, com a função de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.