Marketing Político e as Relações Públicas

Publicado em 22/04/2003

A primeira vez que uma agência de publicidade foi chamada para a realização de uma campanha política foi em 1952 quando o General Eisenhower, candidato às eleições presidencias americanas, solicitou a agência spots televisivos.

No Brasil, as técnicas de marketing político tornaram-se mais densas a partir da gestão Collor de Mello (1990-1992), que foram utilizadas desde a ascensão do candidato até a divulgação dos projetos de seu governo. Nelas o governo tentou vender a marca de um presidente jovem e dinâmico, que se mostrava capaz de levar o país para dar "o salto para a modernidade".

Durante o governo Itamar(1992-1994) as técnicas de marketing tiveram um recuo, porém a partir do governo Fernando Henrique(1995) assistimos à associação da comunicação governamental ao marketing público, que refere-se a lógica do mercado aplicada à administração pública.

2.2 Comunicar é fundamental

Está certo que o mais importante para a política sempre foi cuidar prioritariamente da obtenção de resultados, o que, de fato, é fundamental. Mas, diante das dificuldades que agora se apresentam, e que deverão ser maiores num futuro próximo, não seria o caso de nos preocuparmos também com a divulgação adequada desses resultados?

Evidentemente, a situação não é de completa mudez. Com diferentes graus, cada partido, candidato ou instituição pública e privada desenvolve algumas práticas voltadas à divulgação de suas atividades para a sociedade. No entanto, há que se reconhecer a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.