Luta pelo Poder

Publicado em 17/12/2004

Histórias e Vidas

Ele ainda se recorda quando o lado Oeste de Conquista era formado somente por mato e ainda era possível caçar passarinhos, se lembra da feira com suas barracas de pau cobertas por panos amarelados, dos pinheiros que preenchiam a antiga Rua da Várzea, dos pés de jenipapos e cajá da atual Praça Vitor Brito e dos bons tempos vividos no bar Gato Preto. Otaviano dos Santos, marceneiro de 86 anos, não conseguiu esquecer a velha Conquista. "Aqui construí minha família. Cheguei pra ficar 60 dias e já estou há 68 anos", conclui.

São pessoas como seu Otaviano dos Santos e tantas outras desconhecidas que construíram a história de Vitória da Conquista. História que nem sempre foi romântica e idealizada como conta a marcha heróica dos bravos bandeirantes.

Segunda maior cidade do Interior da Bahia, Vitória da Conquista surge da necessidade de Portugal em criar um povoado entre a região Litorânea e o interior do sertão e, principalmente, pela ânsia do ouro. "Na verdade os bandeirantes vieram pra Conquista porque já sabiam da existência de um ouro na passagem entre Poções e Boa Nova. Quem trouxe esse ouro foi o doutor André da Rocha Pinto, de Caitité", afirma o historiador Melquisedeque do Nascimento. "Dr. André da Rocha Pinto encontrou o tal ouro nas minas de prata de Robério Dias: a mina de Boquira. Ele renegava o quinto do ouro, que cabia ao império. Para esconder isso, Dr. André mandou incendiar o cartório de Caetité no ano de 1850. Mesmo assim o imperador ficou sabendo dessas falcatruas e mandou buscar a cabeça dele a qualquer preço. Então, ele foge de Caetité pra Conquista, e por aqui deixa o ouro".

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.