Linguagem como Marca Social

Publicado em 08/09/2006

LINGUAGEM COMO MARCA SOCIAL

Chapecó-SC, Jun.2004


Linguagem como marca social


A língua escrita possibilita a língua falada. Ambas se encontram interligadas num elo. Para que uma seja possível é necessário a existência da outra.

A língua é um instrumento que tanto pode dar poder quanto discriminar seus usuários. E através dela, da maneira como é utilizada, que avaliamos o grau de instrução do locutor.

Por exemplo ao ouvirmos a frase:

"Grêmio reverte o placar no Estadio Olimpico"

Recebemos não apenas essa informação de que o Grêmio esta vencendo mas também (ao menos é essa a imagem que passa) que a pessoa fala uma lingua portuguesa padrão, que provavelmente frequentou a escola e que pertence a uma classe social mais alta, pois em outras situação a informação seria passada da seguinte forma:

"Grêmio vira o placar" ,

"Grêmio tá ganhando" ou até

"O Grêmio goleô o Fruminense", por exemplo.

Nesses exemplos há a mesma informação, mas passa a imagem de uma pessoa que não fala a língua padrão e que provavelmente não teve…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.