Imprensa Operária no Brasil

Publicado em 22/04/2003

Imprensa Operária no Brasil


O livro "Imprensa Operária no Brasil", de Maria Nazareth Ferreira faz uma análise da imprensa operária brasileira, dividindo-a em três partes: a primeira sendo a anarcossindicalista, que vai desde o processo de urbanização (século XIX) até os ano de 1922; a segunda fase, a sindical-partidária, na qual é tratada a imprensa comunista e a da política de Getúlio Vargas (1922 – 1964); e a terceira que aconteceu somente após o golpe de 64, que é a imprensa sindical propriamente dita.

Ao contrário da grande imprensa, a imprensa operária está ligada a alguma forma de organização da classe trabalhadora, seu conteúdo é resultado de informações, preocupações, propostas produzidas pela e para a coletividade.

Esse tipo de imprensa não pode ser analisado se não for levado em conta os movimentos operários que a acompanhou. Nesse sentido, fala-se que a Revolução Industrial criou novas atitudes e uma nova classe, o proletariado. Para melhor compreensão da história dessa imprensa operária é que foi feita a divisão acima citada.


A imprensa anarcossindicalista

Esta imprensa refere-se ao início do processo de urbanização do país, que se iniciou no final do século XIX e início do XX. Neste contexto há grande incidência de imigrantes que vieram trabalhar na lavoura cafeeira e contribuíram para o desenvolvimento e difusão das novas idéias sociais, era a orientação anarcossindicalista.

Os trabalhadores não contavam com nenhum meio de comunicação que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.