Evolução na Comunicação para Avaliação Parcial da Disciplina História da Comunicação

Publicado em 25/03/2008

O número de bibliotecas cresceu extraordinariamente no Império Romano e isso prova a difusão dos livros. Os primeiros passos da história do livro já estão ligados às tentativas de criar obstáculos à sua difusão: os romanos usavam o instrumento da censura. Os prefeitos diretores das bibliotecas públicas tinham o poder de decidir sobre o desaparecimento dos livros suspeitos ou perigosos e, por outro lado, inclinavam-se a promover a difusão das obras favoráveis ao regime ou úteis à sua propaganda.

A utilização do papiro para usos legais está comprovada, na Itália, pelo enorme número de documentos em latim, supostamente datados entre os séculos V e X, conservador em Ravena. No decorrer do século XII a sua produção parou por completo.


A invenção do papel

A história da invenção do papel é bastante conhecida. Inventado pelos chineses, passou para os árabes que, por sua vez, introduziram-no no Ocidente.

Os primeiros livros chineses, eram constituídos por tabulas de madeira, unidas por laços de couro ou seda. Em seguida foram substituídas, pois eram incômodas demais, por faixas de seda, material mais leve e resistente, enrolados em torno de um bastão de madeira.

A seda apresentava o inconveniente de ser muito cara, razão pela qual se procurou um…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.