Evolução na Comunicação para Avaliação Parcial da Disciplina História da Comunicação

Publicado em 25/03/2008

No espaço de trezentos anos, deu-se na Mesopotâmia ao menos parcialmente, o passo seguinte, aqueles que outras civilizações não conseguiram dar: o sinal, em vez de indicar um objeto, passou a indicar um som, tornando possível à escrita exprimir a língua com relações das palavras entre si.. Isso parcialmente, porque a escrita fonética (sinais que representam um som) não substituiu inteiramente o ideograma (o sinal que representa uma coisa), isto é, o pictograma é totalmente destacado do realismo. Porém, os dois tipos de sinais continuaram a coexistir.

Os sumérios jamais alcançaram o estágio final da escrita, a criação de um alfabeto. A grafia dos sinais foi se modificando paralelamente à evolução do significado. Acentuou-se a estilização, inclusive devidoà dificuldade de traçar linhas sobre a argila fresca, até que os sinais alcançaram o aspecto característico de prego de cunha, de onde se derivou o nome da escrita "cuneiforme".

Originalmente os sinais eram feitos da direita para a esquerda e lidos verticalmente. Com o aumento das tábulas, começaram a ser escritos horizontalmente e lidos da esquerda para a direita. Porém, esta modificação não ocorreu nas inscrições sobre pedra ou metal, que mantiveram a estrutura primitiva, por serem materiais importados do exterior e só eram utilizados para registrar acontecimento verdadeiramente importantes.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.