Evolução e Involução do Jornalismo Contemporâneo

Publicado em 29/11/2005

Evolução e Involução do Jornalismo Contemporâneo

Salvador 2005


Dentre todas as atividades profissionais, a jornalística foi uma das que mais se modificaram nesse século XX,e as mudanças e as alterações da atividade e dos seus profissionais ainda não cessaram e apresentam-se em constante "evolução".

Em 1789, ocorreu o marco que possibilitou, posteriormente, a ascensão da burguesia, tanto politicamente quanto economicamente: a Revolução Francesa. A partir daí os ideais iluministas de liberdade e racionalidade, preponderantemente, disseminaram-se por todo o ocidente num curto espaço de tempo. A burguesia buscando um canal para de defender a sua corrente de pensamento e suas concepções desenvolve a imprensa, que neste período inicial funciona como um instrumento político-partidário, muito diferente da forma atual, direcionado a um segmento restrito da sociedade.

Com o decorrer do tempo a atividade jornalística vai perdendo o seu caráter panfletário e "amador", o capitalismo e o surgimento das universidades culminaram com a sua profissionalização e transformação dos meios de comunicação em empresas. A partir daí, o caráter persuasivo e engajado dá imprensa dá lugar ao objetivo primordial da era capitalista: o lucro. Para que o objetivo da empresa jornalística seja alcançado era fundamental aumentar o seu público-leitor, antes segmentado, e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.